domingo, 26 de janeiro de 2014

SUB10 | G.D.BENAVENTE vs União Santarém

No regresso aos jogos do campeonato, o tempo nublado, marcado pela conjugação entre frio e vento, presenciou o último jogo, integrado na segunda fase do campeonato sub10, que nos juntou nos camarinhais com o União de Santarém. Estruturalmente de acordo com os regulamentos, os objetivos para a atividade integram assim a continuidade formativa já referida inúmeras vezes.

Assim, conjugado com a presença do máximo de alunos em atividade, a adequação dos níveis de condição física e ajustes na equipa, possibilitaram aos alunos variadas experiencias posicionais, introdução em jogo de novos conteúdos já abordados em treino que, passo a passo formam a criação de um modelo de jogo em sistema cada vez mais fundamentado nos princípios de jogo.

Os padrões de jogo, marcados pela qualidade superior no primeiro tempo de jogo, evidenciaram uma elevada manutenção da posse de bola, conjugando a objetividade na criação de situações com apoio interior e exterior, o que não aconteceu na finalização propriamente dita, onde a objetividade na concretização apresenta ainda necessidades de melhoria. Por outro lado, verificou-se duas fortes melhorias, as situações fixas de jogo com mais apoio de jogo curto, alternando a tomada de decisão em função dos constrangimentos do jogo, e ainda o princípio de concentração dos jogadores mais extremos, dando a transição defensiva mais equilíbrio. Defensivamente, a equipa demonstrou-se forte nas coberturas, tentando, em todos os momentos negar a superioridade numérica do adversário. O resultado desportivo definiu-se numa vitória (5-0).

Motivados, participaram os alunos Francisco Faria, Pedro Vicêncio, Henrique Ricca, Daniel Moisés, Paulo Chula, Tomás Pinto, Hélder Calisto, Alberto Matos, Salvador Sampaio, Martim Teixeira, Rafael Travanca e Gonçalo Correia.

Mais do que qualquer comportamento de jogo, a interpretação de que um jogo coletivo, em que o objetivo passa pela criação de imprevisibilidade ao adversário e a previsibilidade na própria equipa, entende-se como um objetivo superior, um objetivo aliado aos valores, a educação, a princípios éticos de espirito desportivo. Hoje, perante momentos de gestão emocional mais controversa, no final de um jogo em que valorizamos a atitude de esforço, treino, empenho, as relações entre os alunos não foi a melhor, pelo menos as que defendemos na nossa formação. Reconhecendo parte da culpa, representados em primeiro lugar pelo capitão do jogo de hoje, todos os alunos dirigiram-se ao balneário da equipa em atividade e, individualmente desejámos, agora de forma correta e educada, boa sorte para o resto do campeonato. Fizemos a nossa parte, mostramos os nossos valores, aprendemos e crescemos!

Hoje a vitória, mais do que o resultado desportivo, mostrou-se na união de um grupo, cada vez mais apetrechado de corretas competências sociais! Aos pais, agradecemos mais uma vez o apoio e motivação que em todos os jogos se faz sentir.

Sem comentários: