domingo, 5 de janeiro de 2014

SUB10 | G.D.Benavente vs Académica Santarém "D"

No regresso das férias, coincidindo com o início do novo ano de 2014, o mau tempo, marcado pela tenebrosa conjugação entre frio, vento e chuva, presenciou o passado jogo, integrado na segunda fase do campeonato sub10, juntou-nos nos camarinhais com a Académica de Santarém. Estruturalmente de acordo com os regulamentos, os objetivos para a atividade integram assim a continuidade formativa já referida inúmeras vezes.

Apesar dos constrangimentos do envolvimento, a destacar o mau tempo que se fez sentir durante toda a atividade, destaca-se uma evolução na atitude dos alunos no sentido comportamental de concentração, atribuindo aos momentos sem posse de bola individual, tanto ofensivamente com defensivamente, como momentos de constante tomada de decisão, dentro, sobretudo, dos princípios de jogo.

Assim, conjugado com a presença do máximo de alunos em atividade, a adequação dos níveis de condição física e ajustes na equipa, possibilitaram aos alunos variadas experiencias posicionais. Mantendo o nível de jogo numa performance coletiva regular ao longo de todo o tempo de jogo, a elevada manutenção da posse de bola, conjugada com uma recuperação rápido em processo defensivo, levaram a criação de variadas situações de finalização num jogo em que, as desmarcações em rutura ultimamente focadas como conteúdo de aprendizagem, verificaram maior sucesso. Importa ainda destacar o processo ofensivo de equilíbrio por parte dos médios como um ponto bastante positivo. Negativamente, demonstram-se ainda a última fase de construção em alguns momentos de jogo e na presença de alguns jogadores, o que, no processo de ensino em que nos encontramos é completamente compreensível. O resultado desportivo definiu-se numa vitória (4-0).

Motivados e cada vez mais cientes que o futebol é marcado pela produção coletiva, participaram os alunos Francisco Faria, Pedro Vicêncio, Henrique Ricca, Daniel Moisés, Rodrigo Duarte, Paulo Chula, Tomás Pinto, Hélder Calisto, José Francisco, Salvador Sampaio, Martim Teixeira e o estreante em competições oficiais, Rafael Travanca.


Assinalando mais uma vez o apoio e motivação dos pais, destaco hoje o papel dos árbitros e a evolução pedagógica na relação com os jogadores e restantes intervenientes, que, ainda longe, devido a uma formação que poderia ser mais vincada para as questões pedagógicas, apresentam-se cada vez mais disponíveis para as questões e intervenções que realmente marcam a formação desportiva. Só assim, desmitificando o papel do mesmo junto dos jovens, e dando também ao público em geral o respeito e valores que no futebol de alta competição exigem, poderá adquirir-se, no futuro, uma evolução nas atitudes e comportamentos vergonhosos que muitas das vezes verificamos. Parabéns a todos!

Sem comentários: