Dando continuidade ao plano de atividades definido, teve, em
Almeirim, no último fim-de-semana, a presença de mais uma atividade com o
Footkart a contar para a 4º jornada do campeonato em que nos inserimos.
Estruturalmente de acordo com os regulamentos, os objetivos para a atividade
integram assim a continuidade formativa já referida inúmeras vezes.
Conscientes do processo de formação em que os alunos
encontram lugar, esta foi uma atividade em que, os alunos, apesar do resultado
positivo (1-5), não demonstraram em jogo, os conteúdos caracterizadores do
modelo de jogo em progresso e princípios de treino trabalhados. Determinantes
psicofisiológicos (e volitivos), expressos pela vontade de participação e de
aplicação em jogo do que tem vindo a ser focado no processo de treino,
mostraram-se em comportamentos como uma posse de bola com menor circulação,
poucas situações de finalização e posicionamento com maiores falhas ao nível
das coberturas e mobilidade. O processo ofensivo caracterizou por situações individuais
ao invés de combinações e ataque organizado. Contudo, a atividade proporcionou,
intencionalmente a variação no sistema de jogo e experiencias posicionais
diferentes, apresentou-se como uma vantagem e manutenção de um maior equilíbrio
entre as performances coletivas das duas equipas. Destacar ainda uma menor
intensidade imposta no jogo e assim uma carência fisiológica menor, contudo
ajustada aos alunos.
Motivados, participaram os alunos Francisco Faria, Pedro
Vicêncio, Henrique Ricca, Daniel Moisés, Rodrigo Duarte, Alberto Matos, Paulo
Chula, Tomás Pinto, Hélder Calisto, José Francisco, Rafael Travanca, e Gonçalo
Correia.
Positivamente assinalamos o apoio dos pais, junto do
processo de superação e reconhecimento educativo. Os alunos, apesar da menor
pré-disposição motivacional, devido a expetativa perante um objetivo pouco
ajustado nos primeiros minutos de jogo, mostraram um nível de jogo que, apesar
de puder operacionalizar-me mais eficaz, apresentou favoráveis momentos de
superação individual em ambiente comum. A atividade demonstrou-se assim, depois
do feedback e balanço realizado como um momento reflexivo para os alunos,
reforçando a necessidade de concentração e espirito desportivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário