terça-feira, 5 de novembro de 2013


SUB10/SUB9 | Atividade com Footkart e Forense

Aproveitando a paragem do campeonato distrital para proporcionar aos nossos jovens elevados tempos de prática na continuidade formativa do processo de preparação desportiva em que se inserem, o presente dia 2 de Novembro, dia de clima propício a prática, realizou-se no complexo desportivo dos camarinhais uma dupla jornada de treino. Junto das 10 horas, para todos os alunos, realizou-se um jogo de treino com o Footkart, equipa que, disputando o mesmo campeonato em que nos inserimos, pausou também na sua serie. O segundo jogo contemplou a presenta apenas dos alunos mais novos (2005) ao qual ser juntou ainda um aluno de 2006, colocando-nos em encontro com os Foros de Salvaterra. A primeira atividade apresentou assim a estrutura habitual de Gr+6x6+Gr e tempo regulamentar. Por outro lado, a segunda atividade apresentou na estrutura regulamentada para os alunos da idade supra indicada, ou seja, Gr+4x4+Gr, dividido em três partes de 10 minutos. Operacionalizando os objetivos da criação destas atividades, as mesmas, demonstram-se como mais um momento relevante no reforçar das aprendizagens do processo de treino em ambiente de jogo, avaliando o conhecimento dos princípios de jogo a partir de várias posições e fase do jogo.
Evidenciando uma melhoria estratégia desde a primeira parte, demonstrando uma maior pré-disposição para a concentração e performance do modelo e princípios de jogo treinados, o jogo caracterizou-se durante todo o decorrer pelo equilíbrio entre as equipas, podemos destacar a ajustada resposta fisiológica e circulação de bola em todas as fases do jogo, compreendendo evoluções na primeira fase de construção ofensiva, conseguindo aproveitar e criar linhas de passe após pressão da equipa adversaria. Destaca-se ainda a circulação nas fases ofensivas e transição ofensiva, protagonizando eficazes momentos de ataque organizado, potenciado pela criação permanente de linhas e passe. Por outro lado, no que se refere aos princípios de concentração praticado pelos médios, verificou-se alguns erros com soluções a trabalhar. Caracterizando-se como uma atividade bastante positiva ao nível da aprendizagem do jogo, o mesmo acabou por resultar numa vitória em termos de resultado desportivo (4-0).
O segundo jogo, com objetivos diferentes, apresentou como principais pontos positivos a elevada intensidade imposta, a circulação em momentos de manutenção da posse de bola e criação permanente de linhas de passe, privilegiando os princípios de jogo e comportamentos de jogo progressivamente indicados como prioritários. Caracterizando-se como uma atividade bastante positiva ao nível da aprendizagem dos princípios de jogo para a maioria dos alunos e ainda como um forte caracter de jogo no que se refere aos alunos que se juntaram ao grupo. Em termos de resultado desportivo, este ficou-se numa expressiva vitória sem golos sofridos.
Participaram na atividade, motivados, os alunos Francisco Faria, Gonçalo Correia, Salvador, Pedro Vicêncio, Daniel Moisés, Rodrigo Duarte, Paulo Chula, Tomás Pinto, Tomé, Henrique Ricca e Hélder Calisto, Miguel e Rafa. Tivemos ainda agradável presença e companhia motivadora do aluno Martim Teixeira, ao qual, dedicamos as vitórias como incentivo a rápida recuperação da lesão contraída.
E porque a formação não tem apenas como objetivo ultimo a aprendizagem do jogo, conseguimos com o mesmo potenciar muito mais do que comportamentos psicofisiológicos. Perante condicionantes e regras pedagógicas colocadas em momentos de vitória, ajudando tanto os outros alunos como potenciando a nosso processo de formação, os nossos alunos souberam gerir e sobretudo perceber a sua necessidade, nunca deixando de respeitar os colegas em atividade. Fora de jogo, os pais, motivadores, completaram mais uma atividade em que todos estão de parabéns.

Sem comentários: