quinta-feira, 28 de março de 2013

Artigo de Opinião: As Seleções

Começo por afirmar o seguinte, nesta minha posição demarco-me completamente do clube em si e da posição que outros Diretores podem vir a assumir, é a minha opinião pessoal, enquanto Coordenador dos Escalões de Sub-15 e Sub-13 do G.D. Benavente.

Sobre as Seleções Inter-Regionais digo que é uma boa ideia mal conduzida, e digo isto porquê?

É de louvar a ideia da criação destas Seleções, trata-se de proporcionar a alguns atletas a hipótese de se valorizaram, através do quê, essencialmente proporcionar o espírito de Seleção a alguns atletas que dificilmente chegarão a uma Seleção Distrital porque aí então o compadrio é bem maior.

Acompanhamento do Atleta no Clube
Não existe, depois da 1ª convocatória parece-me a mim que o Gabinete Técnico da AF Santarém devia ter contacto semanal com os treinadores, perceber de que maneira os jogadores estão a reagir a estas convocatórias, se  sequer estão a ir aos treinos, que comportamento tem depois da 1ª chamada, e por aí fora, nada disto acontece, excepto afastar os jogadores que são expulsos ao serviço dos clubes mesmo que de forma injusta.

Acompanhamento do Atleta na Seleção
A centralização dos treinos num determinado complexo desportivo tem permitido que quem aí opera se movimente a vontade nesta montra, alguns oportunistas e pseudo-treinadores aproveitam o facto de estarem em "casa" para lançar a rede a jogadores de outros clubes, é aí que mandam recados pelos seus próprios jogadores para assediarem outros para se juntarem aos seus clubes, digo isto por fonte segura e não por ter ouvido dizer.
O Benavente tem colocado muitos jogadores nestas Seleções, hoje metade deles já não estão no clube.

Na 1ª Convocatória vejo de fora da Seleção,  Filipe Gaspar (Salvaterrense),  provavelmente o melhor jogador a nível distrital desta idade, porquê?

Para mim por um motivo, porque quem faz as convocatórias não conhece nada da realidade destas equipas, não viu mais que um jogo destas equipas, isto é justo?

São os treinadores das equipas já de si massacrados por alguns pais porque joga o A ou o B e não joga o filho que tem de indicar os jogadores?

Fica a reflexão.

Mário Fernandes
Coordenador de Formação do G.D. Benavente






1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem.
Atenção: estamos a falar de FORMÃÇÃO.
De atletas... de homens... de cidadãos.
Armando de Almeida