domingo, 12 de julho de 2015

FootOeste | Participação das Equipas Sub10 e Sub11


Marcando a última atividade para os grupos de 2005 e 2004, a presença na “FootOeste Mania” vivenciou-se com a intensidade característica de um grupo de 19 crianças que participavam, pela sua primeira vez, neste tipo de atividades. Ainda para mais quando a mesma já vinha a ser preparada a alguns meses com enorme expectativa de todos.

A “FootOeste Mania” decorreu no Oeste entre os dias 24 e 28 de junho, sendo que ambas as equipas da “EF Grupo Desportivo Benavente”, ficaram alojadas na “Residencial Braga”, no Vimeiro.

De entre um inúmero conjunto de momentos, uns com maior sucesso e outros com menor alegria, deixamos algumas das ideias de destaque:

1. O alojamento e os momentos na “Residencial Braga”. Durante os 5 dias que representaram a atividade, esta foi a nossa “Casa”. Uma “Casa” onde todos adorámos estar, desde a comida até a proximidade entre os residentes. Não podemos deixar de agradecer ao Sr. Duarte e a todos os funcionários pela atenção e satisfação perante momentos e conversas partilhadas. Dizer ainda que, como grupo, consideramos que merecemos esse respeito e atenção, soubemos em todos os momentos respeitar e “saber estar” neste tipo de contextos.

2. As viagens. Marcadas pelos cânticos em prol do nosso clube, temos a certeza que para o ano a “EF Grupo Desportivo Benavente” terá um novo reportório no seu apoio. Foram momentos de união, de relação e convívio com outros atletas e ainda de conhecimento de novos campos, de novos lugares.

3. Os jogos. A dimensão competitiva foi encarada com seriedade e como uma das principais razões para a nossa presença. Não vamos falar de forma isolada em cada jogo mas sim dizer que todos os alunos deram certamente o seu melhor em contextos novos, como 2 jogos diários sobre rotinas alteradas e cansativas. Entre vitórias, empates e derrotas, concluímos que este foi, também a este nível, pelo desafio dos objectivos colocados, um excelente momento de evolução. Jogar contra equipas de outros países (como o “Atlético de Madrid”, de outras zonas do pais e com ideias completamente distintas (como a “EF do Pauleta”), são vivências extremamente enriquecedoras para a formação. Entre tantos momentos de superação, os resultados foram apenas um conjunto de números que ajudaram os nossos alunos a perceber que existem outras prioridades.

4. Os momentos de lazer. Não foram muitos, mas aconteceram. Houve pequenos acidentes (menos graves que as lesões de jogo), liberdade, autonomia, convívio, amizade, novas experiências (como as aulas de “Surf” e “Arvorismo”). (As fotografias mostram um pouco isso).

5. As regras. Entre as regras nos corredores, a hora de silêncio, a hora para dormir e acordar, as reuniões depois do jantar com objectivo de preparar o dia seguinte, a preparação das suas mochilas, a arrumação dos quartos, as horas de contacto com os pais, a conduta à mesa durante as refeições, a obrigatoriedade de tomar duche logo após o jogo, entre outras, foram condições impostas e em raros momentos colocadas em causa. É verdade que também houve momentos de conflito, mas nunca fora dos limites que crianças entre os 9 e 11 anos tem a obrigatoriedade e flexibilidade de demonstrar.

6. O “medo”. Misturado com a “saudade” foi um dos estados emocionais que mais valor atribuímos a estas atividades. Não pelo “medo” em si mas pela forma como os nossos alunos souberam ultrapassar esses momentos, situações que normalmente são encaradas com maior segurança (o passar a noite sem a companhia dos pais foi claramente o maior desafio).

7. A amizade e a alegria. O que mais levamos da “FootOeste Mania”. A união entre os alunos, entre os alunos e os treinadores fortaleceram relações muitas delas já com um enorme nível de “cumplicidade” e respeito. Conhecemo-nos todos certamente melhor e temos a certeza que no futuro estes pequenos detalhes vão fazer a diferença (até em treino e jogo). As conversas, a confiança, os jogos da “Seleção” e “Copa América” que víamos noite dentro nos quartos, o apoio nos momentos mais tristes, as massagens de recuperação, os jogos, são apenas exemplos que explicam um pouco do que aconteceu numa relação permanente.

8. O apoio. Aqui queremos deixar os parabéns aos pais pela forma saudável e presente como apoiaram os alunos. Além dos incentivos e relevantes momentos de relação com os seus filhos, o que também faz parte, houve um outro padrão que fez a diferença, o apoio à “EF Grupo Desportivo Benavente”. Tal como não vimos dos grupos de alunos, não vimos dois grupos de pais, vimos sim um grupo unido, que tudo fez para estar presente nos jogos, independentemente dos escalões em causa. Esta participação não era possível sem o vosso apoio, tornando-se melhor da forma como a souberam vivenciar.

Por último, dizer que são também estes os momentos que marcam o processo dos nossos jovens, que contemplam experiências de sucesso e insucesso, de autonomia e dependência em contextos de equilíbrio entre as regras e a liberdade.

Deste modo, se quiserem saber mais, perguntem-lhes, temos a certeza que suportam maravilhosas memórias de todos os momentos.





























































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