segunda-feira, 18 de novembro de 2013

SUB10 | G.D.BENAVENTE vs Samora Correia (11h00)

SUB9 | G.D.BENAVENTE vs C.D.Salvaterrense (15h00)




Dando continuidade ao campeonato distrital, conjugando-o com mais uma atividade com o objetivo de proporcionar aos nossos jovens elevados tempos de prática na continuidade formativa do processo de preparação desportiva em que se inserem, no passado dia 16 de Novembro, dia de clima propício a prática, apesar do frio que se começa a sentir, realizou-se no complexo desportivo dos camarinhais duas atividades. Em primeiro lugar, junto das 11 horas, para todos os alunos, o normal jogo a contar para o campeonato, colocando-nos em encontro com o Grupo Desportivo de Samora Correia. O segundo jogo, realizado perto das 15 horas, contemplou a presenta apenas dos alunos mais novos (2005) ao qual ser juntou ainda um aluno de 2006, colocando-nos em encontro, desta vez, com o Salvaterrense. A primeira atividade apresentou assim a estrutura habitual de Gr+6x6+Gr e tempo regulamentar. Por outro lado, a segunda atividade apresentou na estrutura regulamentada para os alunos da idade supra indicada, ou seja, Gr+4x4+Gr, dividido em quatro partes de 15 minutos. Operacionalizando os objetivos da criação destas atividades, as mesmas, demonstram-se como mais um momento relevante no reforçar das aprendizagens do processo de treino em ambiente de jogo, avaliando o conhecimento dos princípios de jogo a partir de várias posições e fase do jogo.

Evidenciando uma melhoria estratégia desde a primeira parte, demonstrando uma maior pré-disposição para a concentração e performance do modelo e princípios de jogo treinados, o primeiro jogo caracterizou-se durante todo o decorrer pelo equilíbrio entre as equipas. Destacando-se a ajustada resposta fisiológica e circulação de bola em todas as fases do jogo, verificou-se uma evolução ao nível dos princípios de mobilidade e cobertura defensiva. Na primeira parte, verificaram-se vários momentos de ataque organizado, potenciado pela criação permanente de linhas e passe, traduzindo-se em várias oportunidades de finalização que nos levaram para o intervalo em vantagem. No segundo tempo, como consequência de um jogo direto por parte da equipa em atividade, os níveis de manutenção de posse de bola baixaram, promovendo assim mais dificuldades de circulação de bola. Em situações fixas do jogo, dando continuidade ao jogo direto, a equipa visitante acabou por marcar três golos. Caracterizando-se como uma atividade bastante positiva ao nível da aprendizagem do jogo, o mesmo acabou por resultar numa derrota em termos de resultado desportivo (2-4).

O segundo jogo, com objetivos diferentes, apresentou como principais pontos positivos os elevados tempos de práticos proporcionados aos nossos jovens, relembrando adaptações a estrutura de futebol de 5. Apesar da significativa quebra fisiológica, devido ao jogo já realizado, verificaram-se ajustados momentos de manutenção da posse de bola e criação permanente de linhas de passe, privilegiando os princípios de jogo e comportamentos de jogo progressivamente indicados como prioritários. Focado o objetivo do jogo no desenvolvimento do processo de treino, as aprendizagens foram positivas (essencialmente para os alunos que fazem destas atividades as suas primeiras experiências).

Participaram nas atividades, motivados, os alunos Francisco Faria, Gonçalo Correia, Alberto, Salvador, Pedro Vicêncio, Daniel Moisés, Rodrigo Duarte, Paulo Chula, Tomás Pinto, Henrique Ricca, Hélder Calisto, Carlos, Miguel e Rafa.
Num dia repleto de futebol e formação, o seu sucesso teve como forte aliado o decisivo papel dos pais e apoiantes, que motivados e motivadores apoiaram os seus campeões!

Sem comentários: