segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SUB-10 - G.D. BENAVENTE x Alenquer






SUB10 | G.D.Benavente vs Alenquer
Num dia em que a chuva deu nome a estação do ano em que nos encontramos, realizou-se a segunda atividade dos jovens pertencentes ao escalão sub10. Assim, reunidos no campo e jogos dos Camarinhais, junto das 10 horas, realizou-se mais um jogo amigável, desta vez, com o Alenquer. A atividade apresentou assim uma estrutura de Gr+6x6+Gr, num total de cerca de 45 minutos de jogo dividido em três partes, possibilitando razoáveis tempos efetivos de prática aos jovens. A atividade, ultima antes do início do campeonato distrital, o que não influencia nas linhas gerais o planeamento desportivo a longo prazo, demonstrou-se, mesmo assim, como um ótimo indicador, colocando em prática mais um momento relevante no reforçar das aprendizagens do processo de treino em ambiente de jogo, avaliando o conhecimento dos princípios de jogo a partir de várias posições e fase do jogo.
Perante um jogo marcado pelo equilíbrio entre as equipas, podemos destacar a ajustada resposta fisiológica e circulação de bola em todas as fases do jogo, compreendendo algumas dificuldade na primeira fase de construção ofensiva devido ao esquema tático adversário que, deixando muito espaço entre linhas, exerceu uma enorme pressão nas saídas de bola. A adaptação, não indo de acordo com os processos de ensino por nós trabalhados, demonstrou-se como o nosso maior entrave ao longo do jogo. Caracterizando-se como uma atividade bastante positiva ao nível da aprendizagem do jogo, o mesmo acabou por resultar numa derrota em termos de resultado desportivo (2-3).

Participaram na atividade, motivados, os alunos Francisco Faria, Gonçalo Correia, Salvador, Pedro Vicêncio, Martim Teixeira, Daniel Moisés, Rodrigo Duarte, Paulo Chula, Tomás Pinto, Tomé, Henrique Ricca e Hélder Calisto.

Ressaltando a exemplar atitude do grupo perante o resultado, tirando do jogo o que demais importante podemos reter, a superação, focamos que, ensinar apenas os jovens o compreender a derrota no dia da competição, no sofrer de um golo ou até despois do apito final, não chega. 
Construir uma atitude correta e saudável perante a derrota é um processo complexo, contínuo e que na sua essência, deve ter como base o jovem, a equipa, o treinador, o clube e não menos considerável o papel dos pais. 

Nesta lógica, saudamos a sua presença e vontade de contribuir com apoio, compreensão e dedicação junto dos seus campeões.

Sem comentários: