quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INFORMAÇÃO

COMUNICADO DO COORDENADOR DE INICIAÇÃO DO GRUPO DESPORTIVO DE BENAVENTE

Chegaram ao meu conhecimento factos que considero graves e passiveis de divulgação até perante o ocorrido na temporada passada com as transferências de 10 jogadores Juvenis do Grupo Desportivo Samora Correia para o Grupo Desportivo de Benavente.

Tive conhecimento na passada 2ª Feira através do próprio treinador dos Iniciados do G.D. Samora Correia, Vítor Hugo Padinha (Ex. treinador dos Infantis do G.D. Benavente) que um Iniciado de 1º ano do nosso clube e residente em Benavente se apresentou para treinar em Samora Correia sem o conhecimento do G.D. Benavente.

Entendemos que este facto por si só apenas poderia ser interpretado por nós G.D. Benavente, como uma falta de respeito para com o clube e de falta de palavra dos pais do jogador que inclusivamente já tinham assinado a folha de inscrição para esta época, estando o G.D. Samora Correia e a equipa técnica dos Iniciados isentos de responsabilidades nesta situação.

Acontece que durante o dia de ontem tive conhecimento que elementos ligados à equipa técnica dos Iniciados do G.D. Samora Correia tem enviado convites através das redes sociais (facebook) e até através de mensagens para o telefone a outros jogadores Iniciados de 1º ano do G.D. Benavente, aliciando os mesmos com promessas infundadas de maior visibilidade por jogarem no G.D. Samora Correia entre outros absurdos.

Entendemos que esta é uma situação que merece da nossa parte uma forte manifestação de desagrado relativamente a quem tem enviado estes convites sabendo que um jogador com 13 anos pode abandonar o clube de formação sem qualquer compensação financeira pelos anos em que o jogador representou o clube.
Lembramos que na época passada o G.D. Samora Correia exigiu ao G.D. Benavente o pagamento de 400€ para libertar alguns jogadores que também sairam do G.D. Benavente com menos de 13 anos.

Lamento também que essas pessoas tenham duas caras e que depois de rejeitarem o nosso convite para continuarem no G.D. Benavente me disseram pessoalmente que pela maneira como foram tratados por mim enquanto coordenador na última época nunca usariam dos seus contactos para aliciar qualquer jogador das camadas mais jovens do G.D. Benavente.

Mais informo que um desses jogadores provavelmente já aliciado há algum tempo abandonou o G.D. Benavente para jogar no G.D. Samora Correia na próxima temporada, situação que à luz dos actuais regulamentos o Benavente não pode contrariar.

Espero sinceramente que da parte do G.D. Samora Correia alguém da Direcção tenha o bom senso de vir explicar esta situação e que tome medidas para parar com esta falta de escrúpulos de gente que se mexe na sombra sem a mínima noção do quanto prejudicam a cabeça de jovens com 13 anos.

Se o G.D. Samora Correia passa a vida a apregoar os bons resultados desportivos que efectivamente tem e que são de louvar que o faça com a sua formação e não com a formação dos outros porque já o outro dizia que "com as calças do meu pai também eu sou um grande homem..."

Termino agradecendo a todos aqueles que apesar dos convites feitos por pessoas de mau carácter se mantiveram fieis ao Benavente, porque afinal ainda temos muitos Pais que conseguem ter discernimento para respeitarem aqueles que dia a dia dão melhor pelos seus filhos.

Bem Hajam
Mário Fernandes
Coordenador de Iniciação
Grupo Desportivo de Benavente

2 comentários:

Anónimo disse...

DIREITO DE RESPOSTA

Caros leitores do Blog de Formação do Grupo Desportivo de Benavente, faço-me chegar até vós pois acho que tenho um direito de resposta.
Tal como publicado pelo Coordenador de Formação do GDB, Mário Fernandes, posso confirmar que um ex-Infantil “A” do G.D. Benavente, que foi orientado pelo Vítor Hugo Padinha e por mim na época transacta está de facto a treinar nos iniciados G.D. Samora Correia.
Também é verdade que foi através das redes sociais (facebook) que contactei não apenas este jogador, mas sim mais 2 jogadores, pelos quais nutro uma grande admiração pela sua qualidade, personalidade e potencial, e como tive a oportunidade de trabalhar com eles a época passada e vi o quanto evoluíram com o trabalho desempenhado, não por mim que não sou treinador, mas sim pelo mister Vítor Hugo Padinha, que esta época assumiu os Iniciados do G.D. Samora Correia, achei que esse trabalho poderia continuar a ser desenvolvido, daí as minhas sondagens aos jogadores sobre se gostariam de voltar a trabalhar com o treinador da época passada.
Não fiz qualquer tipo de promessa infundada a estes jogadores, apenas lhes disse que o G.D. Samora Correia iria disputar uma divisão acima, contra as (supostamente) melhores equipas do distrito, senão não estariam na divisão máxima do campeonato distrital, e que haveria uma probabilidade maior de se mostrarem como jogadores e darem nas vistas, julgo que com isto tudo não terei dito nenhuma mentira.
Se algumas das coisas que foram ditas por parte do Mário Fernandes são verdade, outras nem tanto, quando diz que “elementos ligados à equipa técnica dos Iniciados do G.D. Samora Correia tem enviado convites”, isto é falso, pois eu não faço parte de equipa técnica nem do G.D. Samora Correia nem de outro clube, e quando sondei os jogadores apenas o fiz como amigo deles, daí não perceber o porquê de agora virem exigir que o G.D. Samora Correia tenha que vir dar explicações ou tomar medidas sobre o que quer que seja pois estão completamente á margem de tudo.
Quanto á situação dos juvenis da época transacta não me diz qualquer respeito, não vou dar qualquer tipo de opinião é um assunto que se passou e provavelmente já resolvido entre os dois clubes, e não vamos comparar alhos com bugalhos pois aqui trata-se de um jogador onde no máximo poderiam ser três, e a situação do ano passado julgo que ultrapassa em muito este número de jogadores.
Na minha óptica é uma pena ver que existem todos estes conflitos a este nível, talvez seja por esse motivo que são tão poucos os que nesta zona conseguem chegar longe, se o que eu fiz é considerado falta de escrúpulos, quando apenas queria ver 3 miúdos que eu acredito que podem ir longe juntarem-se a uma equipa que tem uma excelente fornada de jogadores e que todos juntos poderiam conseguir muitos sucessos, então imaginemos que em toda a formação eles não terão outra oportunidade de conseguir algo, chegam a seniores olham para trás e se calhar aí vão pensar que quem estava nos destinos do clube é que não tinha escrúpulos, pois por mais que digam que é tudo a pensar nos miúdos, se formos a avaliar minuciosamente não é bem assim, e eu digo isto porque nos meus tempos de formação vivi situação parecida mas que felizmente para mim foi desbloqueada.
Resta-me agradecer a publicação deste direito de resposta, e desejar felicidades ao G.D. Benavente, pois não tenho nada contra o clube, longe de mim até porque o ano passado trabalhei para o GDB sempre respeitei tudo e todos tal como sempre fui respeitado.

Com os melhores cumprimentos,
Alexandre Silva (Xano)

Grupo Desportivo de Benavente disse...

Tal como solicitado pelo próprio publiquei o direito de resposta do Alexandre Silva (Xano) sobre o comunicado de ontem.

Não retiro uma virgula aquilo que disse até porque me refiro a elementos "ligados" à equipa técnica dos Iniciados e não elementos "da" equipa técnica dos Iniciados.

Continuo a entender que o Samora Correia deveria demarcar-se da tua posição já que dizes ter tido esta iniciativa apenas por amizade aos jogadores.

Falas como se a época passada tivesse sido um mar de rosas, é lamentável que sabendo tu de tudo o que se passou venhas falar em evolução e em visibilidade que supostamente só o Mister Padinha ou o Samora podem dar aos jogadores.

Não te esqueças da aposta que fiz no vosso trabalho, confiei em vocês até ao último minuto para conduzirem uma equipa de enorme potencial, posso-te garantir que não vão deixar de o ter e não vão deixar de evoluir ao ficarem no G.D. Benavente. Ao valorizares tanto o facto de poderem jogar na 1ª Divisão estás a tirar valor aqueles que cá ficam a lutar para aí chegar, é isso que transmito aqueles que comigo trabalham, querem uma coisa? Vamos lutar por ela.

Não quero criar conflitos nenhuns ao divulgar o que se anda a passar à margem do conhecimento das pessoas, mas embora me considere novo pois só tenho 34 anos já sou director e treinador à 14 e já vi e ouvi muita coisa, se queres assumir toda a responsabilidade disto sozinho vai em frente mas não acredito que o tenhas feito pelo menos sem o conhecimento de outras pessoas.

Saudações Desportivas
Mário Fernandes