quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ENTREVISTA A JORGE CHULA

Jorge Chula

Blog GDBFormação (GDB): Jorge, como surgiu o interesse do Venlo?  
Jorge Chula (JC): Aconteceu no ano passado, por altura do mercado de inverno, sendo que depois de muita insistência por parte do VENLO, o empréstimo vir-se-ia a concretizar durante o verão.
GDB: Tinhas convites de outros clubes?  
JC: Sim mas foi uma coisa ponderada juntamente com meu empresário e os responsáveis do Futebol Clube do Porto, decidimos que esta era a melhor experiencia para o momento.
GDB: Como foi a adaptação ao país e à cidade?
 JC: Um pouco atribulada no inicio, devido aos hábitos e costumes, aqui tudo é completamente diferente, não tanto a linguagem pois também se usa muito o inglês.
GDB: Quais as principais diferenças que notas entre o futebol português e holandês?
JC: Aqui o futebol é mais táctico, mais pensado e onde não existe muito espaço para a irreverência e para a criatividade daí ser um jogo mais fechado ao contrario do português que se joga mais aberto.
GDB: Como está a correr esta aventura fora do teu país?  
JC: Avaliando ate ao momento a nível pessoal só tenho a dizer bem pois tenho jogado assiduamente e tenho conseguido boas exibições, a nível colectivo não tão bem como desejava mas estamos a trabalhar para inverter esta situação menos boa.
GDB: Ao veres jovens como Castro e Ukra no plantel principal do F.C. Porto, pensas em breve ter a mesma oportunidade? 
JC: Um jogador jovem quer sempre mais e eu neste caso ambiciono jogar num grande da Europa, seja no porto ou noutro qualquer mas sim, trabalho todos os dias com o pensamento de poder regressar um dia.
GDB: Com os actuais sistemas de jogo, alguns extremamente na moda como o 1-4-4-2 losango temes que jogadores com as tuas características tenham cada vez menos espaço?
JC: Penso que depende muito da cultura e conhecimento de um treinador, bem como o plantel que o mesmo tem à disposição, mas penso que haverá sempre espaço para os bons jogadores e aqueles que trabalhem arduamente.
GDB: O F.C. Porto observa-te com regularidade? 
Sim, todos os jogos que faço são enviados para o departamento de SCOUT do FCP onde eles podem observar cuidadosamente as performances.


GDB: Se tivesses que escolher um jogador de TOP na actualidade com que te identifiques, quem seria? 
JC: Tenho como referencia o LUIS FIGO e o SIMAO SABROSA mas é claro que temos neste momento o CRISTIANO, que está entre os melhores do mundo o que acaba por ser um exemplo a seguir pelos mais novos.
GDB: Enquanto jogador emprestado pelo F.C. Porto, manténs contacto com o actual treinador do F.C. Porto André Villas Boas?
JC: Não, é um treinador com o qual só tive contacto na época passada, quando joguei contra ele, no período em que esteve na Académica.
GDB: Quem foi o teu 1º treinador no G.D. Benavente?
JC: O primeiro contacto que tive com o clube foi um treino que fiz na altura nos Camarinhais onde treinei com os mais velhos onde o treinador era o dick (pilinhas) mas depois acho que foi o mister Cação.
GDB: Quais as pessoas que mais te marcaram e ajudaram no G.D. Benavente?
JC: É difícil destacar uma pois houve um núcleo de pessoas que o fizeram, e hoje posso dizer que sou algo devido ao esforço e dedicação de todos.
GDB: Qual a tua melhor época?
JC: Sem duvida que foi no ano em que representei o BRAGA pois dei um grande salto na minha carreira.
GDB: Que colega ou colegas de equipa tiveste no G.D. Benavente que pensas ter passado ao lado de uma carreira como a que estás a iniciar?
JC: Nós temos muitos talentos que infelizmente passaram ao lado, mas eu via o Diogo Branco como uma grande promessa do futebol, mas há mais que podiam ter seguido esta vida.
GDB: Gostarias de um dia voltar a vestir a camisola do G.D. Benavente?
JC: Claro, apesar de ser um clube considerado pequeno seria um orgulho representar de novo essa camisola.
GDB: Que mensagem gostavas de transmitir aos jovens praticantes do G.D. Benavente?
JC: Que nunca desistam do seu sonho apesar de terem dificuldades todos os dias e terem vontade de desistir nunca o façam, encarem os desafios olhos nos olhos e lutem pelo que os faz feliz pois este desporto é algo de muito grande e que se houver trabalho e dedicação o reconhecimento virá sempre ao de cima. E hoje na actualidade há mais hipóteses de se dar o salto portanto é isso, não desistam do sonho sejam humildes e sinceros sempre na vossa caminhada quer para o futebol quer para a vida.

GDB: Ronaldo ou Messi?
JC: Messi
GDB: Real Madrid ou Barcelona?
JC: Barcelona
GDB: Mourinho ou Guardiola?
JC: Mourinho
GDB: Sintético ou Relvado?
 JC: Relvado
GDB: Comida Portuguesa ou Holandesa?
 JC: Portuguesa
GDB: Mulheres Portuguesas ou Holandesas?
JC: Portuguesas
GDB: Sagres ou Heineken?
 JC: Sagres

"Que nunca desistam do seu sonho apesar de terem dificuldades todos os dias e terem vontade de desistir nunca o façam, encarem os desafios olhos nos olhos e lutem pelo que os faz feliz pois este desporto é algo de muito grande e que se houver trabalho e dedicação o reconhecimento virá sempre ao de cima. E hoje na actualidade há mais hipóteses de se dar o salto portanto é isso, não desistam do sonho sejam humildes e sinceros sempre na vossa caminhada quer para o futebol quer para a vida."
Jorge Chula (Ex. jogador das camadas jovens do G.D. Benavente)

Nota do Editor do Blog:
Quero em meu nome pessoal e em nome do G.D. Benavente agradecer ao Jorge a disponibilidade para a realização desta pequena entrevista para o Blog. 
Numa altura em que os jovens parecem desmotivar com muita facilidade perante as adversidades, espero que este testemunho os faça entender que  segundo um dia alguém disse, "Desistir não é uma opção."

Mário Fernandes






Sem comentários: