sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SUB10 | S.C.Barrosense vs G.D.Benavente

Mantendo-se o sol por mais uma jornada, apesar de escondido pelo forte frio que se fez sentir no campo de jogos da Barrosa, o jogo para o campeonato realizado com a equipa da casa, Sport Clube Barrosense, teve início junto das 11 horas e apresentou a estrutura formal já automatizada. Apesar de incorporada no calendário de jogos oficiais do grupo, ao nível formativo, apresentou também funções e avaliação no âmbito dos princípios e fases de jogo em contínuo desenvolvimento de ensino.

Perante um jogo, que, a imagem da primeira volta ficou desde logo marcado pela próxima relação entre as duas equipas, apresentou uma primeira parte com níveis de concentração desajustados, o que potenciou junto da equipa em atividade, uma maior circulação de bola e situações de finalização que, potenciando o remate, possibilitou a equipa o demonstrar de uma organização defensiva ainda assim consistente. No segundo tempo, e potenciando uma transição mais rápida entre fases, a subida das linhas levou a recuperação da posse de bola em zonas mais distantes da baliza, levando a uma melhoria motivacional, aumento da manutenção da posse de bola e criação de mais situações de finalização em relação a primeira parte. Ainda assim, perante uma percentagem de posse de bola com menores níveis que o habitual, os processos criados pela equipa não apresentaram tantas oportunidades de realização, o que, dificultou o jogo de forma geral. Caracterizando-se como um jogo positivo ao nível das aprendizagens, principalmente sobre a fase de transição defensiva que temos vindo trabalhar, o resultado desportivo acabou por definir-se numa derrota (5-1).

Participaram neste jogo com enorme alegria os alunos Francisco Faria, Gonçalo Correia, Pedro Vicêncio, Daniel Moisés, Alberto, Rodrigo Duarte, Paulo Chula, Tomás Pinto, Henrique Ricca e José Francisco.

Aos pais, pelo apoio e compreensão de um processo longo, que no imediato pode não demonstrar resultados pelo trabalho de bases ao invés da preparação para o jogo, uma palavra positiva de agradecimento pela presença e acompanhamento continuo!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

SUB8 | C.D.Salvaterrense vs G.D.Benavente

No passado dia 23 de Novembro, a equipa de Sub 8 deslocou-se a Salvaterra de Magos para mais uma actividade. A actividade consistiu num jogo de 4 partes de 15 minutos, conseguindo assim pelo menos 30 minutos de pratica para cada aluno.

Podemos presenciar um jogo muito bem disputado entre duas equipas bem organizadas, valorizando assim o trabalho de todos os intervenientes.
O resultado final, vitória para o G.D.Benavente.

Nesta actividade estiveram presentes os alunos: Hugo Azedo, Francisco Pereira, Manuel Raquel, Bruno Guerreiro, Filipe Moisés, Tiago Alvito, Diogo Silva e Afonso Fortunato.
Um agradecimento especial aos pais dos alunos, pelo excelente apoio durante toda a actividade.
SUB11 | G.D.Benavente vs S.L.Cartaxo "B"

No passado Sábado a nossa equipa aproveitou a folga no campeonato para realizar um jogo amigável contra a equipa do S.L. Cartaxo “B” nos Camarinhais.

Entrada em jogo um pouco retraída da nossa equipa, com dificuldades em ter a bola. O nosso adversário dominou o jogo nos primeiros minutos, no entanto quando conseguíamos sair em contra-ataque criávamos sempre lances de perigo devido à nossa velocidade. Num desses lances conseguimos marcar e esse golo fez com que, a partir daí, a posse da bola fosse maioritariamente nossa.

Resultado ao intervalo era justo pois apesar do maior domínio do adversário os lances de maior perigo pertenceram à nossa equipa.

A segunda parte iniciou-se com um conjunto de lances muito vistosos, no entanto mal finalizados por nós, o que fazia prever uma segunda parte de maior produção. Os nossos adversários aumentaram os níveis de agressividade e a nossa equipa ficou afectada, perdeu a concentração devido aos constantes protestos e sofremos 3 golos quase seguidos. Tivemos então que “correr” atrás do prejuízo e essencialmente devido a lances individuais conseguimos empatar o jogo perto do fim. Essa reacção acabou por ser insuficiente, pois no último lance do jogo, sofremos um golo a partir de um pontapé de canto.

Resultado final derrota por 3-4, que se explica apenas pela perda de concentração em jogo. Sofremos um conjunto de “entradas” mais agressivas, e respondemos da pior maneira, não conseguindo manter os níveis de concentração por exagerarmos nos protestos. Temos de aprender a lidar com estas situações, pois ao longo do campeonato encontramos várias equipas que usam este estilo de jogo e nós acabamos por esquecer dos objectivos do jogo e ter comportamentos que só nos prejudicam.

Apesar de tudo estão de parabéns, pois a espaços viram-se coisas muito positivas no nosso jogo. Obrigado aos Pais e familiares que mais uma vez foram o incansáveis no apoio.

Participaram neste jogo: David Tavares, Gonçalo Bastos, Martinho Matos, Eduardo Santos, Tiago Cabral, Pedro Chitas, Dinis Silva, Alexandre Silva, Vasco Pedrosa, Bernardo Delgado, Simão Reis, Vasco Oliveira e Gonçalo Feitor.
SUB13 "B" | G.D.Benavente vs Footkart

No passado dia 23 de Novembro de 2013, a equipa de Infantis "B" do Grupo desportivo Benavente recebeu no campo de jogos dos Camarinhais a equipa do Footkart.

Com inicio marcado para as 11h00, o clima estava propicio à prática desportiva, com o sol a raiar e o frio a fazer-se notar.

No que diz respeito ao jogo, a equipa do Benavente teve bastante dificuldades, pois pela frente encontrou na nossa opinião a melhor equipa do campeonato. Entramos concentrados no jogo e a disputá-lo cara a cara com os visitantes. Por força da qualidade do Footkart, conforme ia passando o tempo a equipa do Benavente ia tendo dificuldades em sair para o ataque com bola controlada, o que dificultou naturalmente os processos ofensivos. Concentrados a defender os jogadores forasteiros optavam por remates de longa distância que ia sendo bem controlados pelo guarda redes. Fruto de um ataque organizado, a equipa do Footkart consegue chegar à vantagem numa desconcentração defensiva por parte do Benavente o que facilitou os processos para o lado dos visitantes. Bastante combativos, os jogadores do Benavente lutaram perante uma equipa superior e fica desde já uma nota muito positiva para a atitude imposta em campo.

Participaram nesta jogo o Diogo Carapeta, Bruno Sousa, Tiago Paixão, Miguel Vaz, João Cuco, Diogo Azedo, Duarte Bento, Afonso Coreia e Cristiano Codea. 

Um especial agradecimento ao apoio prestado à equipa!

Resultado Final: Grupo Desportivo Benavente 0 vs Footkart 8
SUB13 "A" | SCD Glória do Ribatejo vs G.D.Benavente

No passado Sábado, a nossa equipa de Infantis "A" deslocou-se à Glória do Ribatejo, para disputar mais uma jornada a contar para o Campeonato da A.F.Santarém.

Num jogo de sentido único, os nossos alunos demonstraram sempre uma dinâmica forte e um excelente envolvimento colectivo em todas as tarefas.

Tendo em conta de o resultado nunca ter sido posto em causa, este jogo permitiu aos nossos alunos desenvolver algum trabalho específico, em algumas vertentes ainda não consolidadas, o que tornou esta atividade mais produtiva.

Resultado ao intervalo: SCD Glória do Ribatejo - 0 - 6 - G.D.Benavente
Resultado final: SCD Glória do Ribatejo - 1 - 14 - G.D.Benavente

Agradecimento especial aos nossos "atletas", pais e familiares pelo apoio.
Alunos participantes: Sandro Silva, André Cera, Tomás da Venda, Diogo Tomé, Miguel Pedro, Pedro Nortista, Diogo Benvindo, Rafael Marques e André Rola.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

SUB11 | G.D.Forense vs G.D.BENAVENTE


No passado Sábado a nossa equipa deslocou-se ao Foros de Salvaterra para realizar o último jogo da 1ª volta desta fase. Sabíamos que a equipa da casa tinha algumas limitações devido a alguma inexperiência dos seus jogadores, no entanto o campo “pelado” seria um problema que a nossa equipa iria precisar de resolver.

Primeira parte de um sentido apenas, a nossa equipa jogava praticamente no meio campo ofensivo, mas apesar disso não praticava um futebol vistoso, pois estava a ter muitas dificuldades em se adaptar ao campo. Apesar disso conseguimos muitas situações de finalização, mas apenas concretizamos uma. Os nossos adversários no único remate que fizeram a baliza marcaram, através de um livre ainda longe da baliza. Resultado ao intervalo de 2-1 para nós, que não reflectia a diferença entre as duas equipas.

Na segunda parte melhoramos a qualidade de jogo e fomos mais eficazes, conseguindo 6 golos contra 0 dos nossos adversários. Resultado final de 8-1 a nosso favor, pecando por escasso, pois a diferença entre as equipas é significativa.

Os alunos presentes estão de parabéns, foi um jogo com características diferentes devido ao campo, conseguimos os 3 pontos e continuamos na luta pelos objectivos propostos. Foi com enorme alegria que se verificou a presença de todos os jogadores do plantel no jogo, convocados e não convocados. Parabéns também aos Pais, por mais uma vez terem feito todos os possíveis para ajudarem a equipa.

Participaram neste jogo: David Tavares, Gonçalo Bastos, Martinho Matos, Eduardo Santos, Tiago Cabral, Dinis Silva, Alexandre Silva, Sean Carvalho, Vasco Pedrosa, Simão Reis, Vasco Oliveira, Gonçalo Feitor.
SUB13 "A" | G.D.BENAVENTE vs Académica Santarém

No passado Sábado pelas 10h00, os nossos alunos defrontaram a equipa da Académica de Santarém "B", sem qualquer carácter classificativo, uma vez que estas duas equipas folgavam nas suas respectivas séries.

Podemos presenciar um jogo muito bem disputado entre duas equipas, que aproveitaram para efectuar algumas experiências.
Numa primeira parte em que as equipas trabalharam bastante, o resultado viria a ser positivo para equipa visitante, devido a alguma supremacia e eficácia (principalmente nos remates de longe).

Já na segunda parte a história foi diferente, onde os nossos alunos estiveram mais fortes, apresentando uma dinâmica de jogo bastante elevada, e com isso criar vários lances de perigo para a equipa "adversária".
Enquanto que a nossa equipa "corria" atrás do resultado negativo trazido do intervalo e criava várias situações de golo, a Académica aproveitava para lançar vários contra-ataques e tentativas de golo, através de remates de longe.
Num jogo bem disputado, a Académica "levou" a vitória para Santarém 6-3.

Parabéns aos nossos alunos pela determinação: Bruno Sousa, André Cera, Pedro Nortista, Miguel Pedro, Diogo Tomé, André Rola, Rafael Marques, Tomás da Venda e Diogo Benvindo e aos pais pelo apoio demonstrado, durante o jogo.
SUB8 | FutLeague
G.D.BENAVENTE, Vit. Setúbal e EASporting Correios

No passado domingo, dia 17 de Novembro, os alunos Sub8 deslocaram-se a Pinhal Novo para uma jornada dupla da FutLeague. Para este dia estava reservado os "adversários" Vitória de Setubal e a Academia Sporting de Corroios.
No primeiro jogo com o Vitória, os alunos sentiram algumas dificuldades em virtude da qualidade de alguns elementos da equipa contrária (muito acima da média), ficando a diferença entre as equipas expressa no resultado final de 10 - 0, a favor do Vitória de Setúbal.
No segundo jogo com a Academia Sporting de Corroios, foi mais equilibrado, onde os alunos tiveram um bom comportamento a nível tático e intensidade de jogo. Neste jogo o resultado final foi uma vitória para o Grupo Desportivo Benavente por 4-1.
Nesta actividade estiveram presentes: Miguel António, Manuel Raquel, Hugo Azedo, Afonso Fortunato, Simão Vitória, Francisco Pereira, Bruno Guerreiro, Pedro Marques, Filipes Moisés e Tiago Lucio.
Um agradecimento especial aos pais pelo apoio nesta jornada dupla.
SUB13"B" | AREPA vs G.D.BENAVENTE


No passado dia 16 de Novembro de 2013 pelas 11h00, a equipa de Infantis "B" do Grupo desportivo Benavente deslocou-se ao Porto Alto para defrontar a equipa da casa a AREPA, para mais uma jornada da A.F.Santarém.

No que diz respeito ao jogo, este foi sem dúvida até ao momento, o melhor jogo que esta equipa conseguiu realizar. Uma entrada em campo com muita vontade, atitude de guerreiros a praticarem um futebol que ia aquecendo o frio que se fazia notar. Logo nos momentos iniciais do jogo, a equipa conseguiu chegar com perigo à baliza adversária, faltando apenas conseguir concretizar as oportunidades criadas. Com o passar do tempo, a equipa da casa conseguiu equilibrar o jogo e num lance oportuno chega a vantagem, transportando-a para o intervalo. Resumindo a primeira parte com um Benavente bastante superior a comandar o jogo sem conseguir finalizar e a sofrer um golo de um lance oportuno por parte da equipa da casa. 

Na segunda parte o jogo recomeça bastante equilibrado com situações de golo para os dois lados com a equipa da casa a ser novamente mais eficaz. A nossa equipa não baixou os braços, continuou a fazer o seu jogo com enorme esforço e qualidade chegando ao golo num lance bem construído em tabelas simples.
Na parte final, os nossos alunos ainda criaram vários lances de perigo, mas faltou a eficácia.

Participaram nesta actividade o Diogo Carapeta, Sandro Silva, Tiago Paixão, Miguel Vaz, João Cuco, Diogo Azedo, Duarte Bento, Afonso Correia e Cristiano Codea. 

Um especial agradecimento por todo o apoio prestado à equipa!

Resultado Final: AREPA 3 vs Grupo Desportivo Benavente 1
SUB7 | Atividade nos Camarinhais
G.D.BENAVENTE, Ota e Alenquer

No passado dia 16 de Novembro de 2013 pelas 15h00, a equipa de Sub7 do Grupo desportivo Benavente recebeu em casa as equipas do Alenquer e da Ota, para participarem num triangular.

Uma tarde onde o sol esteve presente, aparecendo apenas aquele frio de final de tarde a fazer lembrar o inverno, o clima esteve sempre propicio a uma boa prática desportiva. Esta actividade proporcionou a cerca de 50 jovens a possibilidade de praticar a modalidade que mais gostam e se divertirem. A actividade proporciona a estes jovens atletas tempo de prática, situação que os ajuda a evoluírem como atletas e melhorarem cada vez mais as suas capacidades técnicas e tácticas. 

De salientar a alegria demonstrada por parte dos atletas, assim como o apoio incansável que já nos têm habituado os pais e público presente.

Deixamos uma nota positiva para todas as equipas participantes, que tudo fizeram para uma boa conduta desportiva.

Participaram nesta actividade: Rodrigo Lopes, Rodrigo Feijoca, André Tavares, Filipe Correia, José Lino, Leonor, Guilherme Rocha, Lucas Pereira e Leonardo Grilo, Santiago e Edgar.




















SUB10 | G.D.BENAVENTE vs Samora Correia (11h00)

SUB9 | G.D.BENAVENTE vs C.D.Salvaterrense (15h00)




Dando continuidade ao campeonato distrital, conjugando-o com mais uma atividade com o objetivo de proporcionar aos nossos jovens elevados tempos de prática na continuidade formativa do processo de preparação desportiva em que se inserem, no passado dia 16 de Novembro, dia de clima propício a prática, apesar do frio que se começa a sentir, realizou-se no complexo desportivo dos camarinhais duas atividades. Em primeiro lugar, junto das 11 horas, para todos os alunos, o normal jogo a contar para o campeonato, colocando-nos em encontro com o Grupo Desportivo de Samora Correia. O segundo jogo, realizado perto das 15 horas, contemplou a presenta apenas dos alunos mais novos (2005) ao qual ser juntou ainda um aluno de 2006, colocando-nos em encontro, desta vez, com o Salvaterrense. A primeira atividade apresentou assim a estrutura habitual de Gr+6x6+Gr e tempo regulamentar. Por outro lado, a segunda atividade apresentou na estrutura regulamentada para os alunos da idade supra indicada, ou seja, Gr+4x4+Gr, dividido em quatro partes de 15 minutos. Operacionalizando os objetivos da criação destas atividades, as mesmas, demonstram-se como mais um momento relevante no reforçar das aprendizagens do processo de treino em ambiente de jogo, avaliando o conhecimento dos princípios de jogo a partir de várias posições e fase do jogo.

Evidenciando uma melhoria estratégia desde a primeira parte, demonstrando uma maior pré-disposição para a concentração e performance do modelo e princípios de jogo treinados, o primeiro jogo caracterizou-se durante todo o decorrer pelo equilíbrio entre as equipas. Destacando-se a ajustada resposta fisiológica e circulação de bola em todas as fases do jogo, verificou-se uma evolução ao nível dos princípios de mobilidade e cobertura defensiva. Na primeira parte, verificaram-se vários momentos de ataque organizado, potenciado pela criação permanente de linhas e passe, traduzindo-se em várias oportunidades de finalização que nos levaram para o intervalo em vantagem. No segundo tempo, como consequência de um jogo direto por parte da equipa em atividade, os níveis de manutenção de posse de bola baixaram, promovendo assim mais dificuldades de circulação de bola. Em situações fixas do jogo, dando continuidade ao jogo direto, a equipa visitante acabou por marcar três golos. Caracterizando-se como uma atividade bastante positiva ao nível da aprendizagem do jogo, o mesmo acabou por resultar numa derrota em termos de resultado desportivo (2-4).

O segundo jogo, com objetivos diferentes, apresentou como principais pontos positivos os elevados tempos de práticos proporcionados aos nossos jovens, relembrando adaptações a estrutura de futebol de 5. Apesar da significativa quebra fisiológica, devido ao jogo já realizado, verificaram-se ajustados momentos de manutenção da posse de bola e criação permanente de linhas de passe, privilegiando os princípios de jogo e comportamentos de jogo progressivamente indicados como prioritários. Focado o objetivo do jogo no desenvolvimento do processo de treino, as aprendizagens foram positivas (essencialmente para os alunos que fazem destas atividades as suas primeiras experiências).

Participaram nas atividades, motivados, os alunos Francisco Faria, Gonçalo Correia, Alberto, Salvador, Pedro Vicêncio, Daniel Moisés, Rodrigo Duarte, Paulo Chula, Tomás Pinto, Henrique Ricca, Hélder Calisto, Carlos, Miguel e Rafa.
Num dia repleto de futebol e formação, o seu sucesso teve como forte aliado o decisivo papel dos pais e apoiantes, que motivados e motivadores apoiaram os seus campeões!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

SUB8 | Atividade G.D.Benavente,
Estrela Ouriquense e G.D.Forense

No dia 9 de Novembro de 2013, realizou-se mais uma atividade organizada pelo Grupo Desportivo de Benavente que contou desta vez com as equipas do Estrela Ouriquense e G.D.Forense.
Numa manhã muito agradável para a prática desportiva, podemos assistir a jogos bem disputados e muita alegria.
No primeiro jogo, os nossos alunos tudo fizeram para vencer o Estrela Ouriquense, mas o resultado final traduziu-se num empate 5-5.
Já no segundo jogo, o adversário seria o G.D.Forense, que viria a vencer a nossa equipa pela margem mínima 4-3.

Parabéns aos nossos alunos por toda a determinação e alegria nesta actividade: Tiago Alvito, Bruno Guerreiro, Francisco Pereira, Pedro Marques, Simão Vitória, Miguel António, Tiago Lúcio, Hugo Azedo, Filipe Nuno, Afonso Rita, Manuel Raquel, Afonso Fortunato, Diogo Silva.
Um agradecimento especial aos pais, pelo apoio demonstrado durante toda a actividade.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013


SUB11 | G.D.Benavente vs AREPA

Na manhã do último Sábado, recebemos em nossa casa a equipa do AREPA, depois de uma deslocação menos feliz à vila de Coruche.

O jogo começou e passado alguns minutos percebemos que a nossa equipa estava em jogo de forma bem diferente, para a positiva, do que tem sido habitual nos últimos jogos. Assumimos o controlo do jogo e tentamos fazer algumas combinações de forma a conseguir abrir espaços na defensiva contrária, no entanto nem sempre fomos eficazes, e as nossas perdas de bola provocavam lançamentos longos nas nossas “costas” para aproveitar o nosso adiantamento em campo. O primeiro momento marcante do jogo surgiu perto do minuto 20, onde uma grande penalidade foi marcada a nosso favor, mas infelizmente não conseguimos concretizar em golo. Essa falha não abalou a equipa e poucos minutos depois o mesmo jogador que tinha falhado anteriormente recupera uma bola, através de uma má reposição do guarda-redes adversário, e marca assim o nosso primeiro golo do jogo.

O resultado de 1-0 favorável a nossa equipa ao intervalo, era justo pois apesar de termos mais tempo a posse de bola o nosso domínio do jogo não foi muito intenso.

A segunda parte teve um início muito forte e de muita qualidade por parte da nossa equipa. Nos primeiros 10 minutos de jogo fizemos 3 golos através de vistosas jogadas ofensivas, mas a esses golos podiam ter-se juntado outros, não fosse a nossa finalização ter sido infeliz. Nos últimos 15 minutos o nosso ritmo voltou a baixar um pouco, provocando assim uma subida da equipa adversária. Neste intervalo de tempo sofremos um golo de forma algo caricata, e não conseguimos marcar nenhum apesar de termos criados situações para isso.

Resultado final, vitória por 4-1, inteiramente justa, pois fomos a melhor equipa em campo, fazendo assim a melhor exibição da época em jogos oficiais. Os alunos participantes neste jogo estão de parabéns assim como todos os seus familiares que nos apoiaram durante todo o jogo. 

Participaram neste jogo: Vasco Pedrosa, Eduardo Santos, Pedro Chitas, Dinis Silva, Alexandre Silva, Sean Carvalho, Bernardo Delgado, Vasco Oliveira, Simão Reis, Diogo Carvalho e Martinho Matos.
SUB13 “A” | G.D. Coruchense vs G.D. Benavente

No passado Sábado, a nossa equipa deslocou-se a Coruche para mais uma jornada da A.F. Santarém.
Uma primeira parte dominada pela nossa equipa, através de boa circulação de bola e criação de várias oportunidades de golo, traduzindo-se em 2 golos ainda antes dos 20 minutos de jogo.
Perto do final da primeira parte, a equipa da casa chegaria ao golo, através de um lance confuso dentro da área.
Resultado ao intervalo, 2-1 a favor dos nossos alunos.
Na segunda parte, a equipa do G.D.Benavente foi obrigada a demonstrar muita determinação e solidariedade para defender o resultado favorável alcançado na 1ª parte, perante um adversário que tudo fez para dar a volta ao resultado.
Numa altura em que a nossa equipa encontrava-se temporariamente em inferioridade numérica, o Coruchense viria a conseguir chegar ao empate.
Já nos instantes finais os nossos alunos dispuseram de várias situações “claras” de golo, que infelizmente não foram concretizadas.
Parabéns aos nossos alunos por todo o empenho demonstrado no jogo: Bruno Sousa, André Cera, Pedro Nortista, Diogo Tomé, João Cuco, Rafael Marques, André Rola, Diogo Carapeta, Diogo Benvindo, Miguel Pedro e Tiago Paixão.

Agradecimento aos pais pelo grande apoio aos nossos jovens atletas.
SUB13 "B" | Footkart vs G.D.Benavente "B"

No passado dia 9 de Novembro de 2013, a equipa de Infantis "B" do Grupo Desportivo Benavente deslocou-se a Almeirim para defrontar a equipa de Sub11 do Footkart. 

Antes de mais, deixamos uma nota positiva (em forma de agradecimento), à equipa do Footkart pela boa recepção e criação de todas as condições necessárias para o sucesso da atividade. 

No que diz respeito ao jogo, este foi bem disputado sempre dentro das regras do jogo, com a equipa do Footkart a demonstrar muita capacidade de sair para o ataque rápido através dos seus jogadores mais adiantados, provocando dificuldades à nossa equipa.

Com o avançar do tempo, a equipa apresentava melhorias no seu rendimento e assim o jogo equilibrava-se com ataques de ambos os lados.

A equipa do Footkart seria a mais feliz na finalização, aparecendo assim em vantagem ao intervalo.
A segunda parte, a equipa do Benavente consegue aparecer com mais perigo junto da baliza do adversário, embora tenha demonstrado alguma dificuldade em finalizar. 

Participaram nesta actividade o Diogo Carapeta, Sandro Silva, Tiago Paixão, Miguel Vaz, António Moga, Miguel Pedro, Diogo Tomé, Diogo Azedo.

Um agradecimento especial aos pais e familiares, pelo apoio prestado à equipa!


Resultado Final: Footkart - 2 - 0 - Grupo Desportivo Benavente
SUB7 | Jornada dupla FutLeague

No passado dia 10 de Novembro de 2013, a equipa de Sub7 do Grupo Desportivo Benavente deslocou-se a Pinhal Novo para defrontar a equipa da casa Playhouse e o Fabril, a contar para a Futleague na qual o Benavente se encontra inserido. 

Antes de relatar o jogo, deixo uma nota positiva à organização que nos proporcionou uma óptima tarde para a prática da modalidade.

Numa tarde bastante apelativa à prática da modalidade, iniciamos o primeiro jogo contra a equipa da casa, o Playhouse, uma equipa bastante aguerrida e habituada ao terreno de jogo. Estes factores trouxeram-nos algumas dificuldades, mas nem assim os nossos atletas baixaram os braços e tentaram demonstrar o que têm vindo a adquirir ao longo do tempo. Principalmente focados nos princípios que lhes são implementados e a tentar por em prática o modelo de jogo pedido, foram algo "traídos" pela "robustez" do adversário.
Resultado final: Playhouse SA - 6 - 1 - G.D.Benavente

Em relação ao segundo jogo, os nossos atletas aparecem mais concentrados e habituados ao tamanho do terreno de jogo, conseguindo executar algumas jogadas colectivas de belo efeito.
Excelente demonstração de espírito de equipa.

De salientar a alegria demonstrada por aqueles atletas que têm a possibilidade de praticar esta linda modalidade e dignificá-la da melhor maneira. Um especial agradecimento aos pais e toda a comitiva que se deslocou ao Pinhal Novo para os apoiar e encher de alegria.

Num torneio em que o objetivo principal é pratica desportiva, empurrando claramente o resultado desportivo para segundo plano, os nossos alunos de 2007, 2008 e 2009 estão de parabéns pela alegria e determinação que podemos presenciar.

Participaram nesta actividade: Rodrigo Lopes, Rodrigo Mendes, André Tavares, Filipe Correia, José Lino, Vasco Ferreira, Guilherme Rocha, Lucas Pereira e Leonardo Grilo. 
Resultado final: G.D Fabril - 4 - 1 - G.D.Benavente
SUB10 | C.D.Salvaterrense vs G.D.Benavente

Com o bom clima a ajudar, o início da segunda volta do campeonato e assim sexta jornada, desenrolou-se durante a manha de sábado no campo municipal de futebol 7 de Salvaterra de Magos junto das 11 horas, colocando-nos em encontro com o Clube Desportivo Salvaterrense. A atividade apresentou assim uma estrutura formal de Gr+6x6+Gr, num total de cerca de 50 minutos de jogo divididos em duas partes, possibilitando razoáveis tempos efetivos de prática aos jovens. Apesar de incorporada no calendário de jogos oficiais do grupo, ao nível formativo, apresentou também funções e avaliação no âmbito dos princípios e fases de jogo.
O jogo apresentou em todos os momentos um equilíbrio entre as duas equipas que, de forma empenhada e concentrada, criaram condições para verdadeiros momentos de superação a um nível de realização de objetivos adequadamente ajustados. Destaca-se uma evolução significativa de prestação coletiva na primeira parte que, ao nível da circulação de bola, focou os pontos principais do modelo de jogo que temos vindo a trabalhar e aperfeiçoando no equilibro com os princípios de jogo. Privilegiando o ataque organizado após momentos de transição ofensiva rápidos, proporcionando vários momentos de finalização após manutenção da posse de bola. Caracterizando-se como um jogo bastante positivo ao nível das aprendizagens, com transfere para o trabalho realizado durante as ultimas semanas, o resultado desportivo acabou por definir-se numa derrota por uma diferença mínima entre as equipas (4-3).
Participaram neste jogo com enorme alegria os alunos Francisco Faria, Gonçalo Correia, Pedro Vicêncio, Daniel Moisés, Rodrigo Duarte, Paulo Chula, Tomás Pinto, Tomé, Henrique Ricca e Hélder Calisto, Alberto e Salvador.
Encontrando-nos ainda na etapa anual de prioridades, dando mais oportunidades de treino aos conteúdos com maior preponderância, o objetivo de diferenciar o ensino com vista a que todos alunos foquem os princípios de jogo, criando assim um conhecimento comum dentro do modelo de jogo e preparação a longo prazo, tem-se mostrado uma tarefa que, da parte dos alunos, apesar da demasiada informação transmitida, tem-se demonstrado atenta e focada. Dando continuidade, os pais demonstraram mais uma vez o seu apoio, transmitindo motivação para o grupo.
Parabéns a todos! 

terça-feira, 5 de novembro de 2013


SUB10/SUB9 | Atividade com Footkart e Forense

Aproveitando a paragem do campeonato distrital para proporcionar aos nossos jovens elevados tempos de prática na continuidade formativa do processo de preparação desportiva em que se inserem, o presente dia 2 de Novembro, dia de clima propício a prática, realizou-se no complexo desportivo dos camarinhais uma dupla jornada de treino. Junto das 10 horas, para todos os alunos, realizou-se um jogo de treino com o Footkart, equipa que, disputando o mesmo campeonato em que nos inserimos, pausou também na sua serie. O segundo jogo contemplou a presenta apenas dos alunos mais novos (2005) ao qual ser juntou ainda um aluno de 2006, colocando-nos em encontro com os Foros de Salvaterra. A primeira atividade apresentou assim a estrutura habitual de Gr+6x6+Gr e tempo regulamentar. Por outro lado, a segunda atividade apresentou na estrutura regulamentada para os alunos da idade supra indicada, ou seja, Gr+4x4+Gr, dividido em três partes de 10 minutos. Operacionalizando os objetivos da criação destas atividades, as mesmas, demonstram-se como mais um momento relevante no reforçar das aprendizagens do processo de treino em ambiente de jogo, avaliando o conhecimento dos princípios de jogo a partir de várias posições e fase do jogo.
Evidenciando uma melhoria estratégia desde a primeira parte, demonstrando uma maior pré-disposição para a concentração e performance do modelo e princípios de jogo treinados, o jogo caracterizou-se durante todo o decorrer pelo equilíbrio entre as equipas, podemos destacar a ajustada resposta fisiológica e circulação de bola em todas as fases do jogo, compreendendo evoluções na primeira fase de construção ofensiva, conseguindo aproveitar e criar linhas de passe após pressão da equipa adversaria. Destaca-se ainda a circulação nas fases ofensivas e transição ofensiva, protagonizando eficazes momentos de ataque organizado, potenciado pela criação permanente de linhas e passe. Por outro lado, no que se refere aos princípios de concentração praticado pelos médios, verificou-se alguns erros com soluções a trabalhar. Caracterizando-se como uma atividade bastante positiva ao nível da aprendizagem do jogo, o mesmo acabou por resultar numa vitória em termos de resultado desportivo (4-0).
O segundo jogo, com objetivos diferentes, apresentou como principais pontos positivos a elevada intensidade imposta, a circulação em momentos de manutenção da posse de bola e criação permanente de linhas de passe, privilegiando os princípios de jogo e comportamentos de jogo progressivamente indicados como prioritários. Caracterizando-se como uma atividade bastante positiva ao nível da aprendizagem dos princípios de jogo para a maioria dos alunos e ainda como um forte caracter de jogo no que se refere aos alunos que se juntaram ao grupo. Em termos de resultado desportivo, este ficou-se numa expressiva vitória sem golos sofridos.
Participaram na atividade, motivados, os alunos Francisco Faria, Gonçalo Correia, Salvador, Pedro Vicêncio, Daniel Moisés, Rodrigo Duarte, Paulo Chula, Tomás Pinto, Tomé, Henrique Ricca e Hélder Calisto, Miguel e Rafa. Tivemos ainda agradável presença e companhia motivadora do aluno Martim Teixeira, ao qual, dedicamos as vitórias como incentivo a rápida recuperação da lesão contraída.
E porque a formação não tem apenas como objetivo ultimo a aprendizagem do jogo, conseguimos com o mesmo potenciar muito mais do que comportamentos psicofisiológicos. Perante condicionantes e regras pedagógicas colocadas em momentos de vitória, ajudando tanto os outros alunos como potenciando a nosso processo de formação, os nossos alunos souberam gerir e sobretudo perceber a sua necessidade, nunca deixando de respeitar os colegas em atividade. Fora de jogo, os pais, motivadores, completaram mais uma atividade em que todos estão de parabéns.


SUB8 | G.D.BENAVENTE vs Playhouse SA

No passado dia 3 de Novembro, a nossa equipa Sub8 foi até Pinhal Novo para realizar a 1.º jornada da Futleague 2013/2014.
O primeiro jogo seria contra a equipa da casa (Playhouse), num jogo muito disputado e competitivo.
Os atletas demonstraram muito empenho e concentração, misturado com algum nervosismo devido a ser novidade para todos o ambiente em que se disputou o jogo.
Resultado final: G.D.Benavente 1 – 0 Playhouse SA
Parabéns aos “atletas” presentes na actividade: Hugo Azedo, Francisco Pereira, Tiago Alvito, Manuel Raquel, Bruno Guerreiro, Filipe Moisés, Afonso Rita e Afonso Fortunato.

Um agradecimento especial aos pais por todo o apoio demonstrado.
SUB13 “A” | G.D.BENAVENTE vs Samora Correia “A”

No passado sábado, a nossa equipa Sub13 “A” recebeu a equipa vizinha do Samora Correia “A” para a realização da 4ª jornada da A.F.Santarém.

Este jogo viria a ser importante para uma análise mais aprofundada das suas capacidades e domínio dos princípios fundamentais e específicos em contexto de competição, perante um adversário que podia apresentar um bom nível de exigência.

Num início em que os nossos alunos entraram muito bem, através de boa dinâmica e objetividade chegariam a inaugurar o marcador, logo nos primeiros minutos.
Após o golo, a equipa visitante reagiu de forma positiva enquanto que a nossa equipa começou a cometer alguns erros, principalmente posicionais e na interpretação das tarefas e comportamentos quando a equipa não tem a posse de bola, e com isso viria a sofrer 3 golos ainda antes do intervalo.

Resultado penoso para os nossos alunos, que tinham tentado o golo por 10 vezes (1 golo) contra apenas 4 (3 golos) do adversário. Prevaleceu a eficácia.

A segunda parte inicia-se praticamente com o golo do G.D.Benavente, reduzindo assim para 3-2, relançando novamente o jogo.

Mas tal não veio a acontecer…

Quando a equipa procurava o golo da igualdade a equipa visitante finalizava através de lances de contra-ataque.
Foram várias situações de superioridade numérica da nossa equipa (4 para 2 ou mesmo 3 para 1) no último terço campo, mas que não foram traduzidas em golos.
Como é sabido, jogos disputados sob a forma 5x5 ou 7x7, os lances de superioridade numérica que não sejam traduzidos em golos tornam-se em situações de desequilíbrio em termos defensivos.

Perante o desequilíbrio emocional e posicional na procura do golo, a equipa começou a falhar na aplicação dos princípios fundamentais e específicos da defesa e do ataque, e com isso sofrer vários golos.

Aproveitamos para incentivar os nossos jovens “alunos” a trabalhar com a mesma determinação que têm vindo a trabalhar, para ultrapassar mais uma etapa da sua aprendizagem.

O resultado desportivo não foi positivo, mas é com este tipo de adversidades e nível de exigência que podem evoluir mais e de uma forma mais sustentada.

Resultado final: G.D.BENAVENTE – 4 – 9 Samora Correia

Participaram nesta atividade: Bruno Sousa, Tomás da Venda, André Cera, Pedro Nortista, Diogo Benvindo, André Rola, Miguel Pedro , Rafael Marques e João Cuco.

Agradecimento aos pais pela importância que têm nos nossos alunos, para uma positiva evolução na aprendizagem e domínio desta modalidade.
SUB13 “B” | Samora Correia “B” vs G.D.BENAVENTE “B”

No passado dia 2 de Novembro de 2013, a equipa de Infantis "B" do Grupo Desportivo Benavente deslocou-se a Samora Correia para defrontar a equipa da casa.

Foi um início de jogo, em que ambas as equipas entraram algo receptivas aos acontecimentos, a ver do que o adversário era capaz. Numa fase em que a posse de bola era notória para o G.D.Benavente, surge o primeiro lance de perigo para a equipa do Samora, que viria a resultar em golo para a equipa da casa. Esta falha defensiva pesou na equipa que apesar de ter maioritariamente do tempo a posse de bola e sempre que se aproximava com perigo à baliza do adversário, essa conseguia criar lances de contra ataque perigosos. Estas falhas na nossa equipa foram pesando e o resultado foi se alargando negativamente. Com a equipa a perder por 4-0, os atletas tentaram reagir e por diversas situações conseguiram criar perigo ao adversário. Em dia atípico no contexto da finalização, a equipa do Benavente não conseguiu chegar ao tão desejado golo.

Deixar uma nota positiva para a forma aguerrida que os atletas terminaram o jogo, assim como aos pais e familiares presentes que sempre apoiaram a equipa.

Resultado final : Samora Correia "B" 4 – 0 Grupo Desportivo Benavente "B"


Participaram neste jogo os atletas, Sandro Silva, Diogo Carapeta, Afonso Correia, Miguel Vaz, António Moga, Cristiano Côdea, Diogo Azedo, Duarte Bento e Diogo Tomé e Tiago Paixão.